> exposição

Artistas reconhecidos no cenário contemporâneo internacional assinam obras (parte delas inéditas) que ocupam o espaço interno e a área aberta da Praça Victor Civita: instalações, dispositivos de mapeamento e obras site-specific. A proposta visa aproximar vertentes e cruzar circuitos, em uma espécie de biodiversidade estética.



> participantes



> Sobre



sistemas/ecos

Reunindo arte contemporânea, música experimental e live cinema, o projeto sistemas/ecos promove uma série de oficinas no mês de abril de 2013, intituladas ecoLAB, e uma exposição, agendada para o período de 11 de maio a a 18 de junho de 2013.

O objetivo é estimular o debate, a reflexão e o fomento à convergência entre arte, design e meio-ambiente.

Os trabalhos gerados pelo ecoLAB integram a exposição, ao lado de obras convidadas de autoria de Maurício Dias & Walter Riedwig, Sonia Guggisberg, Lucas Bambozzi e Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti.

As atividades acontecem na Praça Victor Civita (Rua Sumidouro 580, Pinheiros, São Paulo, Capital), com entrada gratuita.


ecoLAB

Focado no desenvolvimento de obras que exploram tecnologias ecológicas em projetos artísticos, o laboratório ecoLAB é voltada para estudantes e integrantes de ONGs. Seu objetivo é estimular a formação de coletivos proponentes de obras cujo desenvolvimento acontece na Praça Victor Civita sob orientação dos artistas Cristiano Rosa, Denise Adams, Dudu Tsuda, Lali Krotoszynski e Luiz duVa.

Em pauta, questões pertinentes ao entendimento das demandas por sustentabilidade e os problemas ambientais de São Paulo. Este processo laboratorial pretende gerar uma massa crítica capaz de pensar alternativas para o uso de mídias e materiais, assim como formas de colher e divulgar dados sobre a poluição urbana.


exposição

Artistas reconhecidos no cenário contemporâneo internacional assinam obras (parte delas inéditas) que ocupam o espaço interno e a área aberta da Praça Victor Civita: instalações, dispositivos de mapeamento e obras site-specific. A proposta visa aproximar vertentes e cruzar circuitos, em uma espécie de biodiversidade estética. As obras destes artistas são montadas ao lado das obras resultantes do ecoLAB, em um desenho que busca estimular não apenas a convivência de diferentes tendências da arte contemporânea como o diálogo entre gerações.


pesquisa

O projeto sistemas/ecos surgiu de uma pesquisa local de Sonia Guggisberg.

Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - Bolsa Fapesp), atua como artista, videomaker e pesquisadora participando de mostras coletivas e Individuais palestras e workshops desde a década de 90. Grande parte de seus trabalhos são site specific e videoinstalação.

Hoje desenvolve o projeto de pesquisa artística e doutoramento, chamado Subsolo urbano e social. O objeto desta pesquisa é o Subsolo em seus diferentes aspectos inclusive as contaminações.

A hipótese é de que as histórias subterrâneas, enterradas, nunca terminam mesmo quando soterradas e relegadas à invisibilidade uma vez que sobrevivem como resíduos do passado e como metáforas cognitivas redesenhando as redes de relações na cidade. A pesquisa surgiu a partir do reconhecimento de que com o passar do tempo tais imagens e histórias resistiram residualmente de modo a definer algumas relações sociais comunicativa e políticas que norteiam a vida na cidade e de que para criar uma aproximação com as lacunas que ficaram em seus lugares é preciso pensar um modo de situá-las no limite da realidade.

As contaminações do subsolo ocorridas na Praça Victor Civita integram esta pesquisa e foi á partir desta que o projeto Sistema Ecos surgiu.

www.soniaguggisberg.com.br