end.
Praça Victor Civita
Rua Sumidouro, 580
Pinheiros
São Paulo - SP
05428-010




Este ano serão oferecidas gratuitamente 3 diferentes oficinas ecoLAB: Live Cinema, Escultura Sonora e Arqueologia Visual através da Fotografia, que acontecerão na Praça Victor Civita.

Inscrições abertas a pessoas interessadas em arte e pesquisa coletiva, criando obras que serão expostas na Exposição Sistemas Ecos em Setembro/2014.

DATA: de 05 a 28 de AGOSTO TERÇAS E QUINTAS
Horário: 14:00 `as 17:15
Inscrições até 30 de julho 2014.
Confirmação dos inscritos: 01 de agosto 2014.
Vagas Limitadas



1 - FERNANDO VELAZQUEZ – LIVE CINEMA

Outros urbanos: cartografia do interstício [ou mapeamento dos invisíveis]

Este projeto se propõe a construir de forma coletiva uma vídeo escultura mapeada e interativa a partir de caminhadas mediadas por dispositivos contemporâneos no entorno da Praça Victor Civita. Durante 8 encontros serão introduzidas ferramentas e conceitos em torno do caminhar como prática artística, e do tempo real como forma discursiva. 

bio
Fernando Velázquez é artista multidisciplinar. Suas obras incluem vídeos, instalações e objetos interativos, e performances audiovisuais.Mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Senac-SP, participa de exposições no Brasil e no exterior com destaque para a Emoção Art.ficial Bienal de Arte e Tecnologia (Brasil, 2012), Bienal de Cerveira (Portugal, 2013 e 2011), Mapping Festival (Suíça, 2011), WRO Biennale (Polônia 2011), On_off (Brasil, 2011), Bienal do Mercosul (Brasil, 2009), Bienal de Tessalônica (Grécia, 2009), Bienal Ventosul (2009), e o Pocket Film Festival no Centro Pompidou (Paris, 2007). Obteve dentre outros o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia (Brasil, 2009), Mídias Locativas Arte.Mov (Brasil, 2008),  “2008, Culturas” e o Vida Artificial (ambos na Espanha, 2008). Foi curador do Motomix 2007, Papermind Brasil, Dorkbot São Paulo e do Projeto !wr?. Professor da PUC_SP, vive e trabalha em São Paulo. 



2 - MATHEUS LESTON – ESCULTURA SONORA

"O som é um fenômeno temporal e, ao mesmo tempo, espacial. Também é físico e, ao mesmo tempo, emotivo. Ao longo dos encontros, estudaremos a sonoridade da Praça Victor Civita através desses aspectos, buscando entender como os sons constroem a nossa percepção de um lugar. A partir de nossos estudos e reflexões, desenvolveremos conjuntamente um trabalho sonoro para a praça.

bio
Matheus Leston é músico, produtor musical, artista e professor. Compôs a trilha sonora para diversos filmes de curta e média metragem e foi membro da Patife Band. Atualmente desenvolve os projetos multimídia, Orquestra Vermelha e Ré, além de produzir música eletrônica como Lateral."



3 – DENISE ADAMS - FOTOGRAFIA - ARQUEOLOGIAS VISUAIS

Partindo da fotografia, a oficina propõe uma investigação poética do entorno da Praça Victor Civita. Pensar sobre as novas arqueologias e mapear o espaço de investigação afim de buscar as “histórias invisíveis” que se relacionam às recentes transformações urbanas da região, assim como as alterações naturais dos caminhos da água e seus usos. Qual o impacto da (re)construção de uma cidade na vida de seus moradores? De que maneira podemos refazer os percursos realizados?

bio
Denise Adams é artista, fotógrafa e educadora. Utilizando principalmente a fotografia e o vídeo como suporte, sua pesquisa está relacionada ao reconhecimento e construção dos territórios e seus contornos. Aproximando-se do entendimento de que toda a imagem é uma construção, a artista trabalha com imagens encenadas, procurando tecer comentários acerca das questões contemporâneas.